Atendimentos beneficiam centenas de pessoas de Guaraí e região
9 Visualizações
Publicado: 13 de setembro de 2025 – Última Alteração: 13 de setembro de 2025
Tamanho da Fonte
População teve acesso gratuito a serviços de saúde, cidadania, assistência social e atividades educativas em ação que contou com a parceria de 17 instituições
O segundo encontro regional do programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, realizado neste sábado, 13 de setembro, em Guaraí, foi marcado pelo sucesso nos atendimentos oferecidos gratuitamente à população. A ação, fruto da parceria entre o Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) e 17 instituições, levou cidadania, saúde, educação e inclusão social para centenas de pessoas da região do Vale do Araguaia.
Durante todo o dia, os moradores tiveram acesso a consultas médicas e jurídicas, vacinação, exames preventivos, testagem rápida de ISTs, mamografia, PCCU, além do projeto “Pai Presente” com realização de exames de DNA. Também foram oferecidos serviços de emissão de certidões e carteira de identidade infantil, ações de saúde bucal, corte de cabelo, design de sobrancelhas, oficinas de capacitação, balcão de empregos e orientações sociais.
A programação contou ainda com palestras educativas, rodas de conversa, exposição de robótica e sorteio de brindes, reforçando a proposta de unir serviços essenciais e atividades educativas em prol da qualidade de vida da população e do fortalecimento das políticas para a primeira infância.
A moradora de Guaraí Adriana Gomes da Silva, destacou a importância dos atendimentos oferecidos durante o programa TCE de Olho no Futuro. Ela ressaltou que a iniciativa é muito interessante para a população, “pois concentra diversos serviços ao mesmo tempo, facilitando o acesso e permitindo que as pessoas sejam atendidas em várias frentes de forma mais prática”.
O pequeno Levi de Sousa Pereira, de 11 anos, ficou encantado ao participar da oficina de robótica. “Foi muito legal participar da oficina e montar meu primeiro robô…achei demais!”
Já o procurador-geral de Justiça do MPTO, Abel Andrade Leal, destacou o papel da parceria entre órgãos e instituições para levar os serviços até as comunidades e reforçar a importância do trabalho coletivo. “O Ministério Público fica muito feliz em participar de um programa tão essencial para os pequenos cidadãos tocantinenses. Todos os serviços do MP estão à disposição da população, justamente para trazer o bem aquele que merece para termos um Estado cada vez mais acessível e mais justo”.
O encontro demonstrou, mais uma vez, a força da integração entre instituições públicas e privadas em torno de um mesmo objetivo: garantir às crianças e suas famílias acesso a serviços de qualidade, fortalecendo a cidadania e construindo um futuro melhor para os tocantinenses.
Parceiros
O programa conta com a parceria do Governo do Tocantins, do Tribunal de Justiça (TJTO), do Ministério Público (MPTO), da Defensoria Pública (DPE), da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), da Secretaria da Educação (Seduc), da Secretaria da Saúde (SES), da Polícia Militar (PM), da Secretaria de Segurança Pública (SSP), da Controladoria-Geral da União (CGU), da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO), além da BRK, da Energisa e do Hospital de Amor.
Clique AQUI para ver a galeria completa de fotos.