Com pauta voltada à Primeira Infância, TCETO marca presença em encontro estadual
7 Visualizações
Publicado: 11 de julho de 2025 – Última Alteração: 11 de julho de 2025
Tamanho da Fonte
Oficina reuniu especialistas para discutir estratégias de enfrentamento à má nutrição infantil
O Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) tem sido referência na política voltada à primeira infância no Estado, e com isso, marcou presença na oficina: Prevenção das carências nutricionais na primeira infância, a convite do Ministério da Saúde (MS).
O evento ocorreu em Palmas, nos dias 8 e 9 de julho no Hotel Girassol Plaza, e foi acompanhado pela servidora da Coordenadoria de Saúde (Cosau), Sanmya de Jesus S. Andrade, que conheceu a estratégia de fortificação da alimentação infantil com adoção de micronutrientes em pó – o NutriSUS.
O objetivo do encontro foi buscar o envolvimento dos gestores, dos Sistemas de Assistência Social (SUAS) e de Segurança Alimentar Nutricional (SISAN), além de conselhos de participação social no âmbito estadual para discutir estratégias de enfrentamento à má alimentação infantil. Uma alimentação saudável é direito de toda criança e influencia diretamente no desenvolvimento físico e intelectual.
Os suplementos em sachês serão distribuídos, inicialmente, nos municípios da região norte a partir do final do mês Julho. A nova suplementação apresenta 15 micronutrientes que reforçam a alimentação das crianças.
O Ministério também disponibilizou um manual operacional completo do NutriSUS com informações sobre alimentação saudável e adequada, orientações sobre adesão ao Programa, o uso dos sachês, esquema de distribuição e outros detalhes. Acesse AQUI.
NutriSUS
Somado ao tema, o Tribunal vai reforçar a pauta durante a mobilização nos municípios-polo onde vai ocorrer o Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, que une 16 instituições parceiras e conclama à prioridade absoluta para os direitos de quem está nessa fase considerada a principal do desenvolvimento humano. Dividida em cinco fases, a ação terá encontros regionais a partir de agosto, com oferta de atendimentos em áreas como saúde, educação, assistência social e jurídicas.
