Delegação do Tocantins conquista 17 medalhas e fica no top 10 da OTC Mercosul
22 Visualizações
Publicado: 3 de setembro de 2025 – Última Alteração: 3 de setembro de 2025
Tamanho da Fonte
Jogos reuniram servidores de tribunais do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, promovendo saúde, integração e espírito de união
A delegação do Tocantins brilhou nas Olimpíadas dos Tribunais de Contas do Mercosul (OTC Mercosul), realizadas entre os dias 24 e 30 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR). Com um desempenho de destaque, os tocantinenses conquistaram 17 medalhas – sendo 4 de ouro, 7 de prata e 6 de bronze – e garantiram o nono lugar da classificação geral, entre 40 delegações participantes do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, somando 530 pontos.
Mais do que medalhas, os jogos foram um momento de integração e troca entre membros e servidores dos tribunais de contas. A competição proporcionou não apenas o fortalecimento de amizades, mas também incentivou hábitos saudáveis, reforçando a importância do cuidado com a saúde física e mental. O espírito de equipe e de união vivido em quadra, nas pistas e arenas, é um exemplo que pode ser levado para o dia a dia do trabalho.
O presidente do TCETO, conselheiro Alberto Sevilha, destacou a participação da delegação tocantinense nos jogos. “Foram dias de integração, superação e conquistas que mostraram, mais uma vez, a força do Tocantins. O que realmente fica é o espírito esportivo, a amizade e a união que nasceram e se fortaleceram durante os jogos. Esse espírito de coletividade e de cuidado com a saúde é o que queremos levar também para dentro do Tribunal, fortalecendo cada vez mais nossa instituição e nossas relações”.
“Participar da OTC Mercosul foi uma das grandes experiências da minha vida. Aos 53 anos, sinto-me vitorioso por ter dado o meu melhor e por não ter caminhado sozinho nessa jornada. Agradeço ao presidente Alberto Sevilha, aos conselheiros e a toda equipe de apoio pelo incentivo que nos permitiu viver esse momento único. Nosso 9º lugar é fruto da vitória de cada um”, ressaltou José Ribamar Maia Júnior, servidor do TCETO.
Já a servidora Lorena Franco de Castro Deveza fez uma declaração emocionada as parceiras do time de basquete. “Quero agradecer a essas mulheres maravilhosas que aceitaram o desafio de entrar para o time e começar a jogar basquete. Com a força e dedicação de todas, conquistamos esse bronze, que é de cada uma de nós. Muito obrigada a todos pelo apoio e seguimos juntas, treinando e crescendo. Vamos com tudo!”.
O saldo positivo da participação reforça a importância do esporte como instrumento de valorização das pessoas e de fortalecimento institucional, já que promove qualidade de vida, saúde e integração entre servidores.
Medalhistas
Ouro
Cloris – Corrida 10km
Renildo – Boliche
Enzo, Gleyson e Arnoldo – Vôlei de areia livre
Futebol Society Master
Prata
Cantunilia – Corrida 10km
Surama – Atletismo 100m rasos
Tamara – Corrida 5km
Aluzair e Aldaiza – Bocha
Tim – Sinuca
Wolner – Pesca
Vôlei de quadra masculino
Bronze
Basquete feminino
Roberto – Corrida 10km
Eleusa – Corrida 5km
Juci e Fernando Malafaia – Beach tênis
Renildo e Eli – Boliche
Cantunilia – pesca

















