Campanha integra o Programa de Qualidade de Vida do Tribunal
O mês de julho marca o movimento Julho Verde, dedicado à conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, o sexto tipo mais frequente da doença no mundo. Alinhada ao Programa de Qualidade de Vida, a Coordenadoria de Saúde (Cosau) do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
De acordo com a Cosau, o principal desafio desse tipo de câncer é o diagnóstico tardio, que reduz as chances de cura. Para ampliar a informação e o cuidado, a Federação Internacional de Sociedades de Oncologia de Cabeça e Pescoço instituiu o dia 27 de julho como o Dia D da campanha, com foco especial na prevenção, nos sinais de alerta e no incentivo a hábitos saudáveis.
Fique atento aos sinais
Lesões na boca que não cicatrizam após 15 dias; nódulos no pescoço; rouquidão e ou tosse persistente; dificuldade para engolir ou respirar; dificuldade para ouvir ou dor no ouvido; e secreção ou sangramento nasal persistentes.
Os tumores de cabeça e pescoço atingem áreas como lábios, boca, garganta, língua, laringe, nariz, tireoide e também regiões internas como a nasofaringe e a orofaringe (regiões atrás da boca e do nariz).
As medidas preventivas incluem a vacinação contra o HPV; higiene bucal; não fumar; evitar o excesso de bebidas alcoólicas; e uso preservativo em todas as relações sexuais.
A Cosau reforça: estar atento aos sintomas e manter hábitos saudáveis são atitudes essenciais para o diagnóstico precoce e a promoção do bem-estar.