TCETO capacita auditores para fiscalizar qualidade do asfalto em obras públicas
12 Visualizações
Publicado: 17 de julho de 2025 – Última Alteração: 17 de julho de 2025
Tamanho da Fonte
Capacitação reforça o compromisso do Tribunal com obras de qualidade e uso eficiente de recursos públicos
Com o objetivo de aprimorar o trabalho dos auditores e assegurar uma malha asfáltica de qualidade, dentro dos padrões normativos, a Coordenadoria de Análise de Atos, Contratos, Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (Caeng) do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) promoveu uma capacitação voltada à avaliação técnica do asfalto para servidores.
O treinamento foi realizado na Avenida NS-10, em Palmas, onde a equipe técnica colheu amostras do pavimento utilizando a sonda rotativa – equipamento adquirido pelo Tribunal para esse tipo de análise.
O consultor e engenheiro especialista em obras rodoviárias, Elci Pessoa Jr., explicou que a capacitação constante dos auditores é fundamental diante das atualizações nas normas que regem o concreto asfáltico. “Nosso trabalho é oferecer suporte técnico em todas as etapas das auditorias realizadas pelo TCETO – desde o planejamento e análise de dados até os procedimentos finais, garantindo que o processo esteja de acordo com a legislação vigente”, pontuou.
Já o auditor e engenheiro do Tribunal, José Ribamar Maia Júnior, reforçou que a capacitação é essencial em todas as fases da auditoria, especialmente porque o estudo está em andamento há um ano e meio. Segundo ele, a equipe vai a campo a cada seis meses para coletar amostras que são submetidas a análises quantitativas e qualitativas. Os resultados poderão fundamentar futuras recomendações ao final do processo de fiscalização.
Termo de Cooperação
A ação faz parte do Termo de Cooperação firmado entre o TCETO e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), que visa à capacitação, prevenção e monitoramento das obras nos municípios, com foco na economicidade e na durabilidade dos serviços.
Durante o treinamento, os chamados corpos de prova – amostras cilíndricas de 10 cm de diâmetro – são extraídos do asfalto para análise da qualidade do material, especificações e componentes utilizados.
O coordenador da Caeng, Dener Souza, destacou que “a capacitação promovida pelo Tribunal tem como objetivo padronizar os procedimentos de auditoria conforme as normativas técnicas”.