TCETO moderniza Sistema de Protocolo Eletrônico de documentos e processos
9 Visualizações
Publicado: 10 de julho de 2025 – Última Alteração: 10 de julho de 2025
Tamanho da Fonte
Com mais segurança e transparência, ferramenta deve ser lançada no segundo semestre
A partir de agosto, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) vai colocar em operação a versão atualizada do Sistema de Protocolo Eletrônico (SPE), proporcionando aos usuários mais modernidade, segurança e transparência no envio de solicitações e na protocolização de documentos na Corte de Contas.
O modelo piloto da nova versão do sistema, que já está interligado às plataformas eletrônicas do e-Contas e do e-Doc – Gerenciador Eletrônico de Documentos, foi apresentado pelo coordenador do Protocolo, Edimilson Lacerda Lopes, aos chefes de gabinetes de relatorias e aos conselheiros substitutos, em reunião ocorrida nesta terça-feira, 8, na sala de reuniões da Presidência. Toda a reformulação foi idealizada e executada por servidores do próprio Tribunal, nomeados por meio de Portaria.
Objetivos e vantagens
O novo layout foi pensado para dar mais praticidade aos usuários. As partes e os procuradores habilitados nos processos que tramitam no e-Contas terão acesso direto aos autos e poderão acompanhar prazos processuais, apresentar defesas, interpor recursos, solicitar sustentação oral, entre outras ações.
Já para os usuários internos, será permitido gerenciar com mais eficiência os protocolos enviados ou recebidos pelos diversos setores. E as vantagens não param por aí. O novo formato possibilita o monitoramento de todos os documentos enviados por meio do e-Contas. Além disso, pedidos como renúncias e desistências em processos pautados serão automaticamente direcionados via e-Doc à autoridade competente, agilizando a tramitação e contribuindo para a celeridade dos trabalhos.
Enquanto a nova versão não é oficialmente lançada, o sistema atual continua em funcionamento e pode ser acessado na aba “Cidadão” do site do Tribunal (www.tceto.tc.br). Clique aqui e acesse.
