Terceira Relatoria do TCETO se reúne com secretariado de Palmas para impulsionar coleta seletiva na capital
8 Visualizações
Publicado: 25 de junho de 2025 – Última Alteração: 25 de junho de 2025
Tamanho da Fonte
Iniciativa coordenada pelo conselheiro Praxedes busca alinhar secretarias e órgãos municipais às diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos
A Terceira Relatoria do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) se reuniu com secretários municipais e presidentes de instituições de Palmas para discutir a adoção de medidas conjuntas voltadas à ampliação da coleta seletiva de resíduos na capital. A proposta está alinhada às exigências do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares).
Conduzida pelo conselheiro José Wagner Praxedes, a reunião aconteceu nesta segunda-feira, 23, e contou com representantes das secretarias de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Infraestrutura e Serviços Públicos (Obras), Zeladoria, Comunicação, além da Agência Reguladora e da Controladoria-Geral do Município. O objetivo foi sensibilizar os gestores sobre a importância de estruturar um projeto unificado de coleta seletiva que envolva diversas frentes da administração municipal.
A proposta é que a prefeitura faça um projeto que contenha ações de educação ambiental, campanhas de conscientização da população, fiscalização rigorosa dos contratos relacionados ao tema e inclusão de metas no Plano Plurianual (PPA), além da ampliação de iniciativas como os ecopontos já existentes, instalando contêineres em todas as regiões da cidade.
Em um primeiro momento, a mobilização passa pela articulação interna entre secretários e presidentes de órgãos. A construção conjunta do projeto servirá de base para alcançar a sociedade como um todo. Um novo encontro com o conselheiro Praxedes está previsto para agosto, quando os representantes das pastas apresentarão suas propostas e contribuições para o projeto.